Home Blog Plano de expansão da rede de franquia: 5 dicas para aumentar a produtividade
Plano de expansão da rede de franquia: 5 dicas para aumentar a produtividade
09 fev 2018

Confira algumas dicas fundamentais para deixar o processo de expansão muito mais produtivo e eficiente com a ajuda do Solutto.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado brasileiro deve fechar 2018 com um aumento de 3% no número de unidades de franquias. Para que sua franquia cresça acompanhando o ritmo do mercado, é preciso estar preparado.

A organização do plano de expansão da rede de franquia é fundamental para o crescimento inteligente da sua marca, ampliando o número de unidades, cobrindo um território maior e impulsionando o faturamento. 

Para isso, produtividade deve ser a palavra-chave - e, para conquistar uma equipe mais produtiva, apoiar-se em tecnologia é uma solução poderosa. O Solutto conta com um módulo especialmente desenvolvido para desenvolver a expansão de redes de franquias, com funcionalidades e ferramentas que apoiam todas as fases desse processo. 

Confira dicas para aumentar a produtividade na expansão da sua rede de franquia, com ajuda do Solutto.

1. Tenha uma visão geral do mercado

Para delinear seu plano de expansão, é importante conseguir visualizar o mercado de forma geral. Assim, você consegue identificar com mais facilidade as boas oportunidades de negócios e as localidades que podem absorver novas franquias.

Pensando nisso, o Solutto disponibiliza a base de municípios do IBGE, sempre atualizada, o que permite identificar quais cidades podem entrar no seu foco de atenção. Além disso, o software conta com uma base de dados de shoppings e aeroportos, permitindo encontrar também opções específicas de ponto comercial.

2. Centralize a captação de leads

Uma das estratégias mais comuns para a atração de candidatos para a franquia é apostar em formas variadas de captação de leads - pelo site da própria marca, anunciando em portais especializados, através de redes sociais etc. Essa estratégia pode ser muito eficiente, mas é necessário organizar esses leads para não acabar perdendo bons negócios.

Centralizando todos os leads captados pela sua franquia em uma única plataforma você consegue trabalhar melhor com esses contatos, mantendo controle das interações com cada um deles. 

No Solutto, isso é possível: o software possui diversas integrações para receber os leads e reuni-los em um só lugar, permitindo total controle e gestão desses contatos. Com isso, sua equipe ganha tempo, sem precisar acessar várias ferramentas para trabalhar.

3. Automatize os ciclos de nutrição de leads

Todos os leads estão reunidos, mas e agora: o que fazer com eles? Uma forma de interagir com esses prospects é por meio de ciclos de nutrição de e-mails. 

O Solutto permite a criação de ciclos automatizados, o que economiza tempo da sua equipe de expansão e faz com que o contato com os leads seja mais ágil. A ferramenta ainda permite que os leads sejam classificados conforme a interação com os e-mails disparados, sinalizando para a equipe quais contatos estão mais próximos de tomar uma decisão e merecem mais atenção. Assim você consegue atingir o lead na hora certa, fechando mais contratos.

4. Faça uma boa gestão de documentos importantes

No meio de todo o processo de expansão, não dá para deixar de lado o controle de documentos fundamentais para a seleção de um candidato e formalização do franqueado. 

Nessa etapa, você vai lidar com documentos super importantes para o negócio, como ficha de pré-qualificação, circular de oferta, pré-contrato e contrato de franquia. Portanto, é indispensável garantir uma boa gestão de tudo isso, para que nada fique “perdido” em longas trocas de e-mails.

No Solutto você tem o registro completo do relacionamento com candidatos e franqueados, com acesso centralizado e rápido a todos os arquivos, documentos, fichas de avaliação e e-mails de cada contato, garantindo um processo muito mais seguro.

5. Acompanhe seu desempenho

Ficar de olho nos seu desempenho é imprescindível para identificar o que está funcionando de fato e otimizar os resultados. O ideal é fazer uma avaliação contínua de indicadores, metas e resultados, para manter-se em busca de formas de potencializar o crescimento da rede.

Para isso, ferramentas e painéis que ajudem a visualizar todas essas informações de maneira clara são aliadas valiosas. No Solutto, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com painel gráfico para acompanhar metas e prazos, além de dashboards personalizáveis para acompanhar indicadores.

Quer saber mais sobre como otimizar o plano de expansão de uma rede de franquias? Conheça todas das funcionalidades do módulo de expansão do Solutto.


Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.