Ter metas bem definidas é fundamental para qualquer empresa. No sistema de franquias, onde a expansão é constante, as franqueadoras também devem estar sempre atentas aos seus objetivos para que o crescimento aconteça de forma sustentável e estratégica.
Nesse sentido, um caminho interessante é trabalhar com OKRs, um dos melhores métodos conhecidos no ramo empresarial para ajudar as redes em seus objetivos.
O que é OKR?
O OKR é a sigla para “Objectives and Key Results”, ou “Objetivos e Resultados Chave”, em português.
Na prática, ele ajuda as companias a definir critérios de sucesso e resultados para um período pré-determinado. O método é utilizado por empresas como, por exemplo, Google, LinkedIn, VivaReal, Locaweb e Nubank.
Além de facilitar a definição e entendimento de metas, outro benefício que essa metodologia costuma gerar é o aumento no diálogo entre as diferentes áreas de um negócio. Com uma abordagem simplificada, todos compreendem quais são os objetivos da empresa e podem colocar em prática as ações que vão levar a esses resultados.
Para entender o OKR, precisamos desmembrar o seu conceito em dois componentes: “objetivo” e “resultados chave”. O primeiro é a definição de uma meta principal, enquanto o segundo são pequenas conquistas que devem ser alcançadas ao longo do caminho para atingir a meta.
Vamos usar um exemplo para facilitar o entendimento
Imagine que um dos objetivos principais de uma franqueadora é aumentar seu reconhecimento perante o público.
Para atingir essa grande meta, ela pode estabelecer como resultados chave: aumentar sua presença online, intensificando suas ações nas redes sociais; formar parcerias com influenciadores que atuam em seu nicho; investir em publicidade em mídias tradicionais e digitais e fazer campanhas promocionais que atraiam e fidelizem os consumidores.
A lista de KRs pode ser extensa dependendo do que a gestão considere importantes para alcançar seu objetivo principal, mas o ideal é que haja, no máximo, 3 ou 5 objetivos por período.
Dicas para estruturar OKRs
Embora o conceito de OKRs pareça simples, o grande desafio está em escolher os objetivos e resultados chave que realmente trarão impacto para o negócio.
Pensando nisso, o Solutto, elencou abaixo algumas dicas.
- Defina metas claras e objetivas, que estejam alinhadas com a missão do seu negócio e com o futuro que a alta gestão deseja para ela;
- Assegure que nenhum dos objetivos seja inalcançável e acabe desmotivando a equipe, ao invés de inspirá-la;
- Divida as metas por prazo. Podem haver metas trimestrais, semestrais e anuais, por exemplo;
- Estabeleça resultados-chave mensuráveis, específicos e com prazos para serem alcançados;
- Se necessário, divida os resultados-chave em metas individuais e de equipe/departamento;
- Compartilhe os objetivos com os profissionais e alinhe as ações que serão realizadas e os oriente sempre que necessário;
- Acompanhe o andamento da estratégia de perto, busque feedbacks e faça ajustes caso seja preciso.
Você já conhecia esse sistema para criar planos de ação e alcançar resultados, ou usa outro método? Conte sua experiência nos comentários!